Respostas das Relações Internacionais e Política Gratuitas Resposta da política bancária indiana pela rbi à crise financeira global Introdução: A globalização pode ser definida como a crescente interdependência dos países em todo o mundo através do crescente volume e variedade de transacções transfronteiriças de bens e serviços e do comércio internacional. fluxos de capital, e também através da difusão mais rápida e difundida da tecnologia "(Johnson e Turner, 2003, p. 10). Argumenta-se que a integração negativa de derrubar barreiras comerciais e de proteção e as conseqüências da velocidade e do tamanho dos fluxos de capital nos mercados financeiros internacionais levaram aos custos angustiantes dos países desenvolvidos na forma de crise subprime na qual reside a razão para a crise financeira global. (Herbert Oberhaumlnsli / Oscar Vera, 2003). Como resultado da crise financeira global, os bancos centrais em todo o mundo responderam em termos de níveis fiscal e monetário. O Reserve Bank of India também respondeu com certas medidas fiscais e monetárias. Este relatório fala sobre os efeitos da crise financeira global sobre o setor bancário indiano e a resposta da política de RBIs em relação a ele. Impacto sobre o setor bancário indiano: como resultado da crise financeira dos EUA e da globalização, a maioria dos países europeus, do Reino Unido e da Ásia foram afetados negativamente. O efeito sobre a economia indiana foi insignificante, mas ainda teve algum impacto que é muito prematuro para ser quantificado neste ponto. Bancos indianos com uma revelação incrivelmente baixa para os mercados de ativos de hipotecas subprime dos países desenvolvidos não sofreram muitas perdas quando comparados a outros bancos do ocidente. Isto é devido ao papel importante desempenhado pelos bancos nacionalizados e seus controles sobre as finanças domésticas. Além disso, as regras estritamente adotadas do Reserve Bank of India poderiam proteger a Índia de ficar isolada das características dos contrários ocidentais. Prevê-se que a futura exposição dos bancos indianos aos banqueiros de investimento dos EUA possa mostrar seus impactos adversos sobre o setor bancário indiano. (A. Prasad e C Panduranga Reddy, 2009). Os mercados financeiros indianos, como o mercado monetário, o mercado acionário, o mercado cambial e o mercado de crédito, sofreram pressão e viram seu financiamento no exterior secar devido à reversão dos fluxos de capital. Como resultado, o crescimento econômico desacelerou de 9,5, 9,7 e 9 em 2005-06, 2006-07, 2007-08, respectivamente, para 6,7 durante o ano de 2008 -09. (UNESCAP, 2009) Também já que o conteúdo importado não é tão alto, o efeito multiplicador para a atividade econômica das exportações sobre o PIB indiano é alto. Portanto, uma queda nas exportações ajudaria diretamente a queda da taxa de crescimento do PIB na Índia. É mais importante concentrar a atenção da política na remoção de alguns dos muitos obstáculos estruturais remanescentes para elevar a taxa de crescimento potencial do PIB. (Rajeev Kumar, diretor e executivo ICRIER, 2009). Resposta política da RBI: Durante as consequências do caos causado por falência, a RBI tomou algumas medidas para assegurar a operação sistemática dos mercados financeiros e a estabilidade financeira, que inclui a extensão do apoio de liquidez aos bancos. A crise financeira nos países desenvolvidos levou à falta de confiança entre os principais atores que quase congelaram os mercados monetários interbancários não colateralizados. Bancos centrais em economias maiores tomaram medidas para aumentar a exigência de liquidez de curto prazo e também perderam a exigência de garantia para fornecer liquidez de curto prazo em alguns casos. A crise financeira global teve repercussões sobre os nossos mercados financeiros, o que reforçou a importância de se concentrar na preservação da estabilidade financeira. Banco central das Índias (Financial Times, 2008) Embora a Índia não tenha sido muito afetada pela turbulência que estava sob pressão e O RBI, com suas políticas monetárias consistentes, gerenciava efetivamente as condições monetárias e a liquidez interna. Isso foi permitido com o uso apropriado de múltiplos instrumentos como taxa de reserva legal (SLR), relação de reserva de caixa (CRR), operações de mercado aberto, incluindo o Mecanismo de Ajuste de Liquidez (LAF) e esquema de estabilização de mercado (MSS). operações de mercado, e facilidades de liquidez específicas do setor. Além disso, devido às nossas operações no mercado cambial, a liquidez do mercado financeiro foi impactada, o que, por sua vez, refletiu os fluxos de capital em desenvolvimento. Os enormes fluxos de capital e sua absorção pelo RBI em 2007 e seus anos anteriores levaram ao excesso de liquidez, que foram absorvidos através de operações como MSS, LAF e CRR. Os MSS e LAF sendo capazes de suportar uma parte importante da carga, algumas inflexões em SLR e CRR foram utilizadas (Dr. Rakesh Mohan, 2008). Várias iniciativas políticas impostas pelo RBI forneceram liquidez suficiente para garantir liquidez em dólar e manter um ambiente de mercado responsável por fluxos de crédito sustentados para os setores produtivos. Desde setembro de 2008, o RBI tomou algumas iniciativas políticas importantes que estão listadas abaixo: • Taxas de política: sob a facilidade de ajuste de liquidez (LAF), a taxa de recompra de política foi condensada em 400 pontos base de 9,0 a 4,75. Sob o LAF, a taxa de recompra reversa da apólice foi reduzida em 250 pontos-base, de 6,0 para 3,25. Rupee Liquidity (Liquidez de rupias): O rácio de reserva de caixa (CRR) foi reduzido de 9,0 da procura líquida e os passivos de tempo (NDTL) dos bancos para 5,0 representam uma dedução de 400 pontos base. O limite de refinanciamento de crédito à exportação para bancos comerciais foi melhorado de 15.0 do crédito à exportação para 50.0. O índice de liquidez estatutário (SLR) foi reduzido para 24,0 do NTDL de 25,0. Um acordo especial de recompra de 14 dias foi organizado para bancos comerciais até um NTDL de 1.5. Instalações especiais de refinanciamento foram instituídas para instituições financeiras (NHB, SIDBI e Exim Bank). Um refinanciamento especial foi instituído para bancos comerciais programados (excluindo RRBs) até 1.0 de cada banco NDTL em 24 de outubro de 2008. Forex Liquidity: O Banco Central vendeu divisas (dólares norte-americanos) e disponibilizou uma operação de swap cambial para bancos . Os tetos das taxas de juros sobre depósitos indianos não residentes (NRI) foram levantados. O teto do all-in-cost para os empréstimos comerciais externos (ECBs) foi aumentado. O teto para todos os custos para os ECBs através da rota de aprovação foi dispensado até 30 de junho de 2009. As empresas financeiras não-bancárias (NBFCs-ND-SI) que não são de depósito sistemicamente importantes tiveram permissão para levantar empréstimos de curto prazo. Empréstimos em moeda estrangeira. Forbearance regulatório: Os pesos de risco e os requisitos de provisionamento foram relaxados e a reestruturação dos ativos estressados foi iniciada. (UNESCAP, 2009) O ministro das Finanças da Índia, Pranab Mukherjee, durante o discurso orçamentário de 2010 afirma que o sistema bancário indiano precisa crescer em tamanho e sofisticação para atender às necessidades de uma economia moderna e também a cobertura geográfica dos bancos. prorrogado para melhorar o acesso a serviços bancários. Ele acrescenta ainda, ao anunciar que licenças bancárias adicionais foram dadas a jogadores do setor privado pelo RBI. (Financial Times 2010). É evidente que, apesar do tremendo caos nos mercados financeiros globais, a Índia poderia lidar bem com o seu forte crescimento, práticas cuidadosas e reservas abrangentes. O componente chave da atual política monetária é a gestão ativa de liquidez. A RBI sempre e continuará com sua política ativa de gerenciamento da demanda de liquidez por meio do uso adequado dos requisitos de CRR e operações de mercado aberto, incluindo a LAF e o MSS, usando instrumentos de política com flexibilidade de ser situacional. Impacto da política Resposta: Os resultados das ações tomadas pelo RBI desde setembro de 2008 foram mostrados no aumento da liquidez potencial real de mais de Rs.4, 22.000 crores. A redução permanente no SLR por 1,0 de NDTL fez fundos líquidos da ordem de 40.000 crores disponíveis para fins de expansão de crédito. (Ver apêndice 1) Os mercados monetários nocturnos que flutuaram acima da taxa repo entre Setembro e Outubro de 2008 diminuíram e aproximaram-se do limite inferior da LAF desde Novembro de 2008. Também o problema de liquidez que os fundos mútuos enfrentaram foi aliviado para um em grande medida. A maioria dos bancos comerciais reduziu as taxas básicas de empréstimos. Sob as modernas facilidades de financiamento / liquidez iniciadas pelo RBI, a utilização total tem sido baixa e a liquidez geral permanece à vontade. Sua disponibilidade proporcionou flexibilidade aos bancos / instituições financeiras para voltar quando necessário. (Veja o apêndice 2). Considerando as medidas tomadas pelo RBI desde meados de setembro de 2008, os mercados financeiros indianos mantiveram consistência para operar de maneira sistemática, mostrando melhorias no relatório anual de orçamento de 2010. ldquo A eficácia dessas medidas políticas ficou evidente com a recuperação acelerada. A economia estabilizou-se no primeiro trimestre de 2009-10, quando registrou um crescimento do PIB de 6,1%, contra 5,8% no quarto trimestre do ano anterior. Registrou forte recuperação no segundo trimestre, quando a taxa de crescimento subiu para 7,9%. Com as estimativas antecipadas colocando o crescimento provável para 2009-10 em 7,2%, estamos de fato justificados em nossa posição política. O número final pode muito bem ser maior quando as estimativas do PIB para o terceiro e quarto trimestres para 2009-10 se tornarem disponíveis. rdquo (Pranab Mukherjee, 2010) No entanto, como criticado pelos industriais na Índia, os pacotes anunciados não são adequados o suficiente para impulsionar o crescimento econômico à medida que as políticas monetárias e os incentivos fiscais atrasem ainda mais o processo. Também devido ao sistema de liberação lenta, eles não garantem o resultado em um determinado momento e não garantem a mudança na confiança do mercado. Eles solicitaram que o governo analise essas propostas de ajuda e possível resgate. (Pro. K. P Kannan, OIT, 2009). No geral, embora a Índia tenha tomado medidas políticas para se recuperar da crise financeira global, ela é satisfatória para os industriais que sentem que não tem uma meta de emprego adequada e as políticas estão mais focadas no aumento de liquidez em vez de oferecer incentivos fiscais. setores inclinados à exportação. Conclusão: A Índia fugiu da infectividade da crise do subprime em grande parte por várias razões. O processo de crescimento da Índia é majoritariamente dependente de poupança externa e permaneceu 1,5 nos anos atuais. O mercado de derivativos de crédito na Índia ainda está nos estágios iniciais e o modelo de originar para distribuir na Índia não é comparável aos existentes no mercado desenvolvido, pois há certas restrições aos investimentos de investidores locais em tais produtos no exterior e também as diretrizes não permitem lucros rápidos. Em toda a estabilidade financeira na Índia foi mantida através da firmeza de políticas que evitam o risco excessivo e os mercados financeiros sendo muito impulsivos e instáveis. O futuro do sistema bancário indiano está em usar a liderança e experiência para inovar a gestão bancária. Agora, o potencial da Índia está em reinventar o sistema bancário, aproveitando os desenvolvimentos nos serviços de TI na próxima década. Isso permitiria que a Índia se tornasse um dos bancos mais competitivos do mundo nos próximos 10 anos. A estratégia das Índias de exportar o talento em estruturas bancárias ou de manter a liderança dentro do país seria a fase mais cativante do desenvolvimento dos serviços financeiros da Índia nos próximos 10 anos. Não é o que você está procurando Se este ensaio não é exatamente o que você está procurando, por que não encomendar o seu próprio ensaio, dissertação ou peça de curso que responda à sua pergunta? Há escritores britânicos como eu, esperando para ajudar você. 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Principais publicações: Índia Publicações Índia Regulatory Update (SEBI / RBI) Índia Publicações, Escrito por Meenakshi Iyer 13/11/2013 1.0 BANCO RESERVAS DA ÍNDIA ACTUALIZAÇÕES REGULAMENTARES DESENVOLVIMENTOS 1.1.1 Notificação aos SCBs bull Instalação Permanente Marginal Com efeito a partir de 7 de Outubro de 2013 , O RBI reduziu a taxa da Marginal Standing Facility (MSF) de 9,50% para 9,00%. rbi. org. in/scripts/NotificationUser. aspxId8497ampMode0 bull Taxa Bancária Em vigor a partir de 7 de outubro de 2013, a taxa bancária é ajustada de 9,50% para 9,00%. rbi. org. in/scripts/NotificationUser. aspxId8498ampMode0 bull Term Repo sob facilidade de ajuste de liquidez A RBI conduziria leilões para operações compromissadas com prazos de 7 e 14 dias por um valor notificado equivalente a 0,25% da Demanda Líquida e do Passivo por Tempo (NDTL) de sistema bancário através do mecanismo de leilão de taxa variável. rbi. org. in/scripts/BSCircularIndexDisplay. aspxId8501 bull Alteração do nome da agência de classificação de PME da Índia limitada a classificações SMERA limited (SMERA) M / s. A agência de classificação de PME da Índia Limited foi credenciada com o propósito de ponderar os riscos dos bancos para fins de adequação de capital, juntamente com outras agências de classificação de risco (CRAs). A agência agora mudou seu nome para SMERA Ratings Limited. rbi. org. in/scripts/NotificationUser. aspxId8510ampMode0 bull Relaxamentos na política de autorização de filiais Em 21 de outubro de 2013, a RBI emitiu diretrizes detalhadas para bancos comerciais nacionais programados para a abertura de suas filiais nos centros Tier 1 a Tier 6 como também relatando os requisitos, sem ter a necessidade de obter permissão do RBI em cada caso. rbi. org. in/scripts/BSCircularIndexDisplay. aspxId8518 bull Resolução de reclamações relativas a pessoas desaparecidas no desastre de Uttarakhand Após a catástrofe natural de Uttarakhand entre 14 e 20 de junho de 2013, com base na circular emitida pelo Ministério da Administração Interna (MHA) Govt. da Índia, a RBI aconselhou os SCBs a resolver as reclamações relativas a pessoas desaparecidas, cobertas pela circular MHA, sem insistir na produção de qualquer documentação que não (i) atestado de óbito emitido pelo Diretor Designado sob circular da MHA e (ii) carta de indenização . rbi. org. in/scripts/BSCircularIndexDisplay. aspxId8519 bull Emendas à Lei de Regulamentação Bancária de 1949 - Lei de Emenda à Lei Bancária 2012 (Emenda) - aplicabilidade a bancos do setor privado Em 23 de outubro de 2013, os Bancos do Setor Privado foram informados de que as emendas à Lei de Regulamentação Bancária , 1949 e notificado como Lei de Lei (Emenda) Bancária de 2012, são vinculativas para os bancos, não obstante quaisquer cláusulas contrárias contidas no Memorando de Associação (MoA) e Estatutos (AoA) dos bancos. Os bancos também foram aconselhados a fazer as alterações necessárias em seu MoA e AoA, sob orientação do RBI. rbi. org. in/scripts/BSCircularIndexDisplay. aspxId8523 bull Aceitação do serviço e-KYC como processo válido para verificação do KYC No dia 25 de outubro de 2013, os bancos e outras agências interessadas foram aconselhados pelo RBI a aceitar o serviço e-KYC da Unique Identification Authority of India (UIDAI) como um processo válido para verificação KYC sob as Regras de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PML) de 2005. Além disso, as informações disponibilizadas no processo e-KYC podem ser tratadas como um documento oficialmente válido sob as Regras PML. rbi. org. in/scripts/BSCircularIndexDisplay. aspxId8526 bull facilidade de ajuste de liquidez ndash Repo e Reverse Repo Rates A partir de 29 de outubro de 2013, RBI aumentou a taxa de reajuste e taxa de Reps reversa sob a facilidade de ajuste de liquidez de 7,50 por cento para 7,75 por cento e de 6,50% para 6,75%, respectivamente. rbi. org. in/scripts/BSCircularIndexDisplay. aspxId8533 bull Marginal Standing Facility rates (MSF) A partir de 29 de outubro de 2013, o RBI reduziu a taxa de MSF de 9,00% para 8,75%. rbi. org. in/scripts/BSCircularIndexDisplay. aspxId8534 bull Termo Repo sob a facilidade de ajuste de liquidez A partir de 29 de outubro de 2013, RBI aumentou o quantum de liquidez a ser fornecido através de Repos de prazo de 7 e 14 dias de prazo dos 0,25 por cento existentes para 0,50 por cento do NDTL do sistema bancário. rbi. org. in/scripts/BSCircularIndexDisplay. aspxId8535 bull Due diligence no relacionamento de correspondentes bancários A RBI observou que alguns bancos comerciais têm acordos com bancos cooperativos, em que estes abrem contas-correntes com os bancos comerciais e usam a facilidade do livro de cheques para emitir A empresa verifica os seus clientes e os seus clientes para facilitar as suas remessas e pagamentos. Uma vez que a opção oferecida pelos bancos comerciais aos bancos cooperativos é da natureza dos acordos bancários correspondentes, os bancos foram aconselhados a monitorar e rever tais acordos para avaliar os riscos, incluindo risco de crédito e risco de reputação daí decorrentes. Para este propósito, os bancos foram ainda aconselhados a manter o direito de verificar os registros mantidos pelos bancos / sociedades cooperativas clientes quanto à conformidade com as instruções existentes sobre KYC e AML sob tais acordos. rbi. org. in/scripts/NotificationUser. aspxId8536ampMode0 bull Instalações de liquidez permanente para bancos e revendedores principais A partir de 29 de outubro de 2013, as facilidades de Liquidez Permanente fornecidas aos bancos sob refinanciamento de crédito de exportação e aos principais revendedores (Apoio de Liquidez Garantida) do RBI seriam disponível a 7,75 por cento. rbi. org. in/scripts/BSCircularIndexDisplay. aspxId8537 bull Taxa Bancária A partir de 29 de outubro de 2013, a Taxa Bancária é ajustada em 25 pontos base, ou seja, de 9,00% para 8,75%. rbi. org. in/scripts/NotificationUser. aspxId8539ampMode0 1.1.2 Notificação para os Bancos do AD bull Declaração pendente de exportação (XOS) apresentação em todo o banco online Foi decidido que, com efeito a partir do final de semestre de dezembro de 2013, a apresentação do XOS (relatório dando detalhes de todas as contas de exportação pendentes além de seis meses a partir da data de exportação semestralmente) devem ser feitas on-line e em todo o banco em vez do atual sistema de submissão por meio dos respectivos Escritórios Regionais do Reserve Bank of India. rbi. org. in/scripts/NotificationUser. aspxId8484ampMode0 bull Empréstimos em moeda estrangeira no exterior por bancos de revendedores autorizados Com o objetivo de proporcionar maior flexibilidade aos bancos da Categoria AD - I na busca de acesso a fundos no exterior, os bancos da AD foram autorizados a pedir emprestado de seus Diretores Escritórios ou filiais no exterior ou correspondentes fora da Índia ou de qualquer outra entidade, conforme permitido pelo RBI até 100 de seu capital de Nível I não comprometido ou US $ 10 milhões, o que for maior, sujeito às condições que o RBI puder direcionar. Conseqüentemente, foi concedida permissão a bancos da Categoria I para tomar empréstimos de instituições financeiras internacionais / multilaterais por um período limitado até 30 de novembro de 2013. Tais empréstimos devem ser para fins de negócios bancários em geral e não para aumento de capital e estarão sujeitos a as condições estipuladas pelo RBI. Tal empréstimo será elegível para a instalação de SWAP em leilão do RBI. rbi. org. in/scripts/NotificationUser. aspxId8507ampMode0 bull Fechamento de contas antigas pendentes: Declarações ndashXOS de acompanhamento de exportação Foi decidido que uma conta de exportação antiga pode ser fechada por bancos AD como uma medida única, se eles estiverem satisfazendo o condições estabelecidas. O relatório de casos encerrados deve ser submetido aos escritórios regionais do RBI pelos bancos AD no formato prescrito na folha de excel. rbi. org. in/scripts/NotificationUser. aspxId8509ampMode0 1.1.3 Notificação emitida para todos os bancos membros do LBTR Lançamento do novo Sistema LBTR O novo sistema de Liquidação Bruta em Tempo Real (RTGS), confirmando o padrão de mensagens ISO 20022, será operacionalizado em 19 de outubro de 2013 e o Regulamento do Sistema LBTR 2013 entraria em vigor a partir daquele dia. rbi. org. in/scripts/NotificationUser. aspxId8508ampMode0 1.2.1 RBI anuncia medidas para melhorar as condições de liquidez Com vista a melhorar as condições de liquidez, a RBI anunciou a 7 de outubro de 2013: a. redução da taxa da facilidade permanente marginal (MSF) em mais 50 pontos base (antes foi reduzida em 75 pontos base em 20 de setembro de 2013, de 9,50% para 9,00% com efeito imediato eb) fornecimento de liquidez adicional através de prazo repos de prazo de 7 dias e 14 dias para um montante notificado equivalente a 0,25% da procura líquida e passivos de tempo (NDTL) do sistema bancário através de leilões de taxa variável em todas as sextas-feiras a 11 de outubro de 2013. 1.2.2 Ajuste na taxa bancária Com a redução da taxa MSF em 50 pontos base, a partir de 7 de outubro de 2013, RBI ajustou a taxa bancária de 9,50% para 9,00% com efeito imediato 1.2.3 RBI nomeia comissão técnica de banco móvel RBI, em 9 de outubro de 2013 , anunciou a constituição de um comitê técnico sobre serviços bancários móveis, para examinar as opções / alternativas, incluindo a viabilidade do uso de transferência de fundos via SMS criptografada usando um aplicativo que pode ser executado em qualquer tipo de aparelho para expansão do mobile banking no país. O comitê apresentará seu relatório até o final de dezembro de 2013. 1.2.4 Governador do RBI lança o novo sistema RTGS conforme ISO 20022 O governador do RBI, em 19 de outubro de 2013, lançou o novo sistema de Liquidação Bruta em Tempo Real (RTGS) do RBI. Espera-se que melhore significativamente a eficiência dos mercados financeiros. Alegadamente, é o primeiro no mundo a ser construído sobre os padrões de mensagens ISO 20022. É altamente escalável e terá várias novas funcionalidades, como recursos de liquidez antecipada, incluindo mecanismo de resolução de impasse e facilidade de liquidação híbrida, facilidade de aceitar transações com valor futuro, opções para processar transações com várias moedas etc. Fornece três opções de acesso aos participantes ndash thick-client, Web-API (através do INFINET ou qualquer outra rede aprovada) e módulo de origem do pagamento. Os participantes podem decidir o modo de participação no sistema com base no volume de transações e no custo de configuração da infraestrutura. Com a implementação do novo sistema LBTR, o sistema LBTR existente deixará de estar operacional. Além disso, o Regulamento do Sistema do LdquoRTGS 2013 substituirá as Diretrizes Operacionais de Negócios do LBTR (Associação), 2004 e os Regulamentos RTGS (Associação), 2004. 1.2.5 O RBI recebe US 10,1 bilhões sob a janela de troca do RBI, durante o período de 4 de setembro de 2013 a 23 de outubro de 2013 , recebeu US $ 10,1 bilhões sob a janela concessional especial para trocar os depósitos FCNR (B) e empréstimos em moeda estrangeira no exterior. 1.2.6 RBI nomeia o Grupo Consultivo da GIRO (GAG) Em 24 de outubro de 2013, a RBI anunciou a constituição de um Grupo Consultivo da GIRO (GAG) para implementar um sistema nacional indiano de pagamento de contas baseado em GIRO para que as famílias possam usar contas para pagar taxas escolares, utilidades, contas médicas e fazer remessas eletronicamente. O grupo apresentaria seu relatório até o final de dezembro de 2013. 2.1.1 A facilitação de transações em fundos mútuos por meio da infra-estrutura da bolsa de valores SEBI, em sua data de 4 de outubro de 2013, permitiu que os Distribuidores de Fundos Mútuos utilizassem a infra-estrutura de bolsas de valores reconhecidas. compra e resgate de unidades de fundos mútuos diretamente de fundos mútuos / empresas de gestão de ativos. Esta facilidade é adicional aos canais de distribuição existentes. Este mecanismo estava disponível para corretores e membros de compensação da Bolsa de Valores. Ele foi estendido aos distribuidores de fundos mútuos, a fim de ampliar o alcance dos distribuidores de fundos mútuos e também para permitir-lhes tirar o máximo proveito (alavancagem) da plataforma de bolsa de valores. As principais disposições da circular são: bull Distribuidores de fundos mútuos serão elegíveis apenas se estiverem registrados na Associação de Fundos Mútuos na Índia (AMFI). bull Os distribuidores de fundos mútuos precisarão obter permissão de bolsas de valores reconhecidas. Com base nos critérios estabelecidos pelas bolsas de valores, ou seja, taxa, código de conduta, etc., as bolsas de valores concederiam permissão aos distribuidores de fundos mútuos. A solicitação dessa permissão deve ser feita pelo distribuidor de fundos mútuos registrado pela AMFI. bull Os distribuidores de fundos mútuos não teriam permissão para lidar com pagamentos e pagamentos de fundos, bem como unidades em nome de investidores. As Bolsas de Valores foram aconselhadas a implementar os sistemas necessários para garantir que a remuneração seja recebida diretamente pela empresa de compensação reconhecida e o pagamento será feito diretamente à conta do investidor. Da mesma forma, as unidades seriam creditadas e debitadas diretamente da conta D-mat dos investidores. 2.1.2 Conheça os requisitos do seu cliente O SEBI apresentou a sua circular datada de 13 de agosto de 2012, informou que a carta da Aadhar emitida pela Autoridade Única de Identificação da Índia (UIDAI) seria admissível como Comprovante de Endereço e Comprovante de Identidade. Em consulta com a UIDAI e os participantes do mercado, a SEBI fez a sua circular datada de 8 de outubro de 2013, decidiu aceitar os serviços de e-KYC lançados pela UIDAI. As informações contendo detalhes relevantes do cliente e fotografias disponibilizadas pela UIDAI como resultado do processo e-KYC devem ser tratadas como prova suficiente de identidade e endereço do cliente. No entanto, o cliente deve autorizar o intermediário a acessar seus dados através do sistema UIDAI. 2.1.3 Esquema de Fundos Negociáveis em Bolsa de Ouro (ETFs Gold) e Esquemas de Depósito de Ouro (GDS) dos bancos Os Regulamentos SEBI (Fundos Mútuos), 1996, permitem que os Esquemas de Fundos Negociáveis da Bolsa (ETFs Gold) invistam em instrumentos relacionados com ouro e ouro. O SEBI disponibilizou a sua circular datada de 15 de fevereiro de 2013, permitiu que os Gold Deposit Schemes (GDS) dos Bancos fossem tratados como um dos instrumentos relacionados com o ouro. Nos termos do parágrafo 2 (c) da mencionada circular, os fundos mútuos foram autorizados a investir em tais Esquemas de Depósito de Ouro, desde que os Certificados de Ouro sejam detidos pelos fundos mútuos somente na forma desmaterializada. O SEBI agora tem sua circular datada de 18 de outubro de 2013, esclareceu que os certificados de ouro emitidos pelos bancos podem ser mantidos por fundos mútuos em forma física também. 2.1.4 Formatos sob o SEBI (Aquisição substancial de ações e aquisições) Regulamentos, 2011 (Regulamentos) SEBI vide sua circular datada de 21 de outubro de 2013, modificou os formatos de divulgação sob a Regra 29 (1), 29 (2) e 31 que se refere divulgação de ações, aquisição e alienação de ações e divulgação de ações oneradas, respectivamente. As mudanças nos formatos da divulgação foram feitas para ajudar os investidores no processo de tomada de decisão sob cláusulas relevantes do referido regulamento. Os formatos para divulgação estão disponíveis no site da SEBIrsquos. 2.1.5 Informação Geral O SEBI, com a sua circular de 23 de outubro de 2013, estipulou que, no que respeita a emissões de capital, a informação de natureza genérica e não específica do emitente deve ser divulgada sob a forma de um Documento de Informação Geral ( GID). Por conseguinte, não seria exigido que as informações genéricas fossem fornecidas no prospecto abreviado. A revelação genérica a ser apresentada no GID seria abranger o seguinte: bull Propósito do documento de informações gerais (GID) bull Breve introdução a IPOs / FPOs bull Categoria de investidores elegíveis para participar de um touro Issue Aplicando na emissão Issue bull Issue Procedimento no livro construído Issue bull Procedimento de emissão em preço fixo Issue bull Procedimento de rateio e base de touro de colocação Juros e reembolsos Os Lead managers foram aconselhados a assegurar que: bull O GID deveria incorporar explicitamente a data da última updation. bull O número de GIDs impressas por todas as empresas emissoras não deve ser inferior a cinco por cento do total do prospecto abreviado / formulários impressos ou 50.000 em número, o que for menor. bull Uma cópia do GID é fornecida a um investidor como e quando solicitada, em forma e forma solicitada pelo investidor. bull O GID atualizado deve ser disponibilizado aos investidores e o mesmo deve ser disponibilizado nos sites das bolsas de valores, onde as ações de acordo com uma Questão são propostas para serem listadas. A circular sobre GID seria aplicável a todo o Prospecto Red Herring (RHP) não arquivado no Registro de Empresas (RoC) até a data da circular. 2.1.6 Listagem de valores mobiliários específicos de pequenas e médias empresas (PMEs) na plataforma de negociação institucional (ITP) em uma Bolsa de Valores para PMEs sem fazer uma oferta pública inicial SEBI vide sua circular datada de 24 de outubro de 2013, emitiu diretrizes detalhadas sobre o assunto acima. A fim de facilitar a mobilização de capital pelas PME, decidiu-se permitir a cotação sem uma Oferta Pública Inicial (IPO) e negociação de valores mobiliários específicos de pequenas e médias empresas (PME), incluindo empresas em fase de arranque na Plataforma de Negociação Institucional (ITP). Trocas de PME. A listagem e negociação de títulos especificados na ITP são regidos pelos Regulamentos SEBI (Listagem de Valores Mobiliários Especificados na Plataforma de Negociação Institucional) de 2013 (Regulamentos ITP) emitidos em 8 de outubro de 2013. As principais disposições desta circular são as seguintes: bull Elegibilidade para listagem Uma empresa pública que busca listagem na ITP deve cumprir o seguinte: a. A empresa, seu promotor, empresa do grupo ou diretor não deve aparecer na lista de inadimplentes do RBI. b. Não deve haver nenhuma petição de encerramento contra a empresa que tenha sido admitida por qualquer tribunal competente. c. A empresa, empresas do grupo ou subsidiárias não deveriam ter sido encaminhadas ao Conselho para Reconstrução Industrial e Financeira dentro de um período de cinco anos antes da data do pedido de listagem. d. Nenhuma ação regulatória deveria ter sido tomada pelo SEBI, RBI, Autoridade Reguladora e de Desenvolvimento de Seguros (IRDA) ou Ministério de Assuntos Corporativos contra a empresa, seu promotor ou diretor dentro de um período de cinco anos antes da data de aplicação da listagem. e. A empresa deve ter pelo menos um ano completo para as demonstrações financeiras auditadas, para o ano fiscal imediatamente anterior, no momento de fazer o pedido de listagem. f. The company should not have completed a period of more than 10 years after incorporation and its revenues should not have exceeded one hundred crore rupees in any of the previous financial years. g. The paid up capital of the company should not have exceeded twenty five crore rupees in any of the previous financial years h. In addition, the company should have received investments/financing from at least any one of the following categories, as under, such as: o An Alternative Investment Fund or a Venture Capital Fund or Angel Investors or other investor lenders approved by SEBI or a Merchant Banker or a qualified institutional buyer should have invested minimum Rupees fifty lakh in the equity shares of the company. o Such a company should have received financing from a scheduled bank for its project financing or working capital requirements and a period of three years should have elapsed since then and such financing should have been fully utilised. o A Specialized international multilateral agency should have invested in the equity capital of the company. bull Process of listing A company that meets the eligibility criteria as per the regulations would be required to apply to the recognised stock exchange for listing along with information document containing disclosures as specified in the Issue of Capital and Disclosure Requirements, Regulations, 2009(ICDR Regulations). The concerned stock exchange may grant an in-principle approval to eligible for listing on ITP. bull Capital raising A company listed on ITP is precluded from making an initial public offer while it is being listed on the platform. However, such a company is allowed to raise capital through private placement or through a rights issue. A company making a rights issue would be required to send a letter of offer to its shareholders through registered post or speed post or electronic mode and the same would be made available on the website of the company and the recognised stock exchange. bull Minimum promoter shareholding and lock-in It has been stipulated that not less than twenty per cent of the post listing capital of the company shall be held by the promoters at the time of listing and the same shall be locked-in for a period of three years from date of listing. bull Exit from the platform Exit from the platform may take place as prescribed below: a. Voluntarily exit is permissible after obtaining approval of the shareholder by passing Special Resolution through postal ballot where ninety per cent of total votes and majority of non-promoters votes have been cast in favour of such proposal and it has the SME Exchangersquos approval. b. A company can exit the platform within 18 months from the occurrence of any one of the following events: o The company has been listed on ITP for a period of 10 years, o The company has a paid up capital of more than twenty five crore rupees, o The company has revenues of more than three hundred crore rupees as per the last audited financial statement, o The company has a market capitalization of more than five hundred crore rupees. c. A company shall be delisted and permanently removed from ITP listing under any one of the following circumstances: o failure to file periodic filings with the recognised stock exchange for more than one year o failure to comply with corporate governance norm(s) for more than one year. bull Liabilities The Board of Directors, Chief Executive Officer and the Chief Financial Officer of the company would be required to approve and sign the draft and final information memorandum. Further, they are required to certify that all disclosures mentioned in the document are true and correct. Should there be any misstatement or omission in the document, they would be liable for the same. After getting listed on ITP, the company shall enter into an agreement with the recognised stock exchanges. The Model listing agreement for the said purpose has been prescribed by SEBI in Annexure A to the circular. 2.1.7 Standardisation and simplification of procedures for transmission of securities SEBI, vide its circular dated 28th October 2013, issued a few sets of standards and procedures for transmission of securities in physical and in dematerialised mode. The changes in procedure have been introduced to make the process more efficient and easy for investors. The Share Transfer Agents (STAs) or the issuer companies and the depositories would be required to comply with the guidelines issued in this circular, as brought out hereunder: bull In case securities to be transferred are in dematerialised mode and are held in single name without any nominee with a threshold limit of Rs 1, 00,000, the threshold limit has been increased to Rs 5, 00,000. bull In case of securities to be transferred are in physical mode : a. Where the securities are held in single name with a nominee, SEBI has instructed STAs or issuer companies to follow the standardised documentary requirement which include (i) Signed transmission request of nominee, (ii) Original or copy of death certificate duly attested by a notary public or by a gazetted officer, (iii) Self-attested copy of PAN card of the nominee. b. Where the securities are held in single name without a nominee and the securities value is up to Rs 2, 00,000, then SEBI has advised STAs or issuer companies to produce the affidavit made on appropriate non-judicial stamp paper to the effect of identification and claim of legal ownership to the securities, along with NOC from legal heirs or copy of Family Settlement Deed, notarised and executed by all the legal heirs of the deceased holder, and a letter of indemnity on judicial paper. c. If the securities are held in single name without a nominee and the value of securities is more than Rs 2, 00,000, STAs/ issuer companies have been advised to submit a Succession certificate or Probate of will or Letter of Administration or Court decree. 2.1.8 Disclosure of investor complaints on websites of stock exchanges On 3rd September 2009, SEBI had issued a circular on disclosure of investor complaints and arbitration details on Stock Exchange website. SEBI has vide its circular dated 28th October 2013, decided to modify the ldquoReport 1Crdquo format of disclosure of redressal of complaints lodged by clients against stock brokers in a financial year. The following modifications have been brought out in the format of Report 1C: bull Number of active clients of each stock broker who has traded at least once in the last year. bull Percentage of number of complaints received as against number of active clients of the stock broker. bull Percentage of complaints resolved as against complaints received by the stock broker. Other than this modification, the stock exchanges are required to disclose separately the following details: a. Total number of complaints received against all the stock brokers of the exchange, number of their active clients and its percentage and b. Overall market redressal rate by dividing total number of complaints redressed with total number of complaints received against all stock brokers of the exchange. 2.1.9 Issues pertaining to primary issuance of debt securities - amendment to simplified debt listing agreement SEBI has introduced certain amendments with regard to primary issuance of debt securities. The measures introduced are as under: bull Disclosure of Cash Flows: SEBI, vide it circular on 13th April 2007, had stipulated that for all new issues of corporate bonds, the calculation of interest payment will be actual/actual. To improve further disclosures it was decided that the cash flows emanating from the debt securities shall be mentioned in the prospectus/disclosure document by way of an illustration. Further, for the purpose of standardization and in line with the dated government securities, it has also been decided that if the coupon payment date of the debt securities, falls on a Sunday or a holiday the coupon payment shall be made on the next working day. If the maturity date of the debt securities, falls on a Sunday or a holiday, the redemption proceeds shall be paid on the previous working day. bull Withdrawal of requirement to upload bids on date-time priority: It is been decided that allotment in public issues of debt securities should be made on the basis of date of upload of each application into the electronic book of the stock exchange. However, on the date of oversubscription, the allotments should be made to the applicants on proportionate basis. bull Disclosure of unaudited financials with limited review report: As per the disclosure requirements specified by SEBI, companies planning to make an issue of debt securities are compulsorily required to provide audited financial statements not older than 6 months from the date of its prospectus. Listed debt issuers, who are in compliance with the listing agreements, have now been permitted to disclose their unaudited financials with a limited review report for the said period, instead to audited financials, subject to necessary disclosures in the Offer Document including risk factors. The provisions on withdrawal of requirement to upload bids on date-time priority and disclosure of unaudited financials with limited review report would applicable for issuance of debt securities filed with the designated stock exchange on or after 1st November 2013. bull Disclosure of contact details of Debenture Trustees in Annual Report: It is decided that the Listing Agreement for Debt Securities shall be amended by adding a clause specifying that companies which have listed their Debt Securities would disclose the name of their debenture trustee along with their contact details in annual report as well as on their website. This provision would be applicable to all stock exchanges from 1st December 2013. 2.2.1 Securities and Exchange Board of India (Listing Of Specified Securities on Institutional Trading Platform) Regulations, 2013 SEBI, on 8th October 2013, has issued a new regulation, which shall be called as Securities and Exchange Board of India (Listing of Specified Securities on Institutional Trading Platform) Regulations, 2013. Amendments have been introduced to the following regulations: bull Issue of Capital and Disclosure Requirements, Regulations, 2009 A new chapter XC has been included, on Listing and Issue of Capital by Small and Medium Enterprises on Institutional Trading Platform without Initial Public Offering. The new provision would be s applicable only to small and medium enterprises whose securities are not listed on recognised stock exchange and which seek listing of their specified securities on Institutional Trading Platform (ITP). The norms for eligibility, process of seeking listing, minimum promotersrsquo holding, exit etc. have been prescribed in the ICDR Regulations. These have been dealt in page no 8 of this Regulatory Update which deals with SEBIrsquos Circular on this subject. A new schedule has been being inserted as Schedule XIXA which shall be known as Information Document, which would contain the following details: a. Description of business Details related to business development, its subsidiary companies, products and services being provided, major market and target segments, sources of raw material, duration and effect of all patents, trademarks, licenses, franchises and concessions held by the company, Financial Statement Details of financial statements, i. e. balance sheet, profit and loss, cash flow statement of the previous year. b. Capital structure Details of capital structure in a tabular form giving details of share capital, share premium account, share allotted. c. Description of property Details related to fixed assets, intellectual property rights, purchase details of the property, cost of acquiring the property, title related details etc. d. Risk factors The risk factors may include, among other things, the following: o The lack of an operating history o The lack of profitable operations in recent periods o The financial position o The business or proposed business o The lack of a market for the companys equity shares or securities convertible into or exercisable for equity shares e. Security ownership of certain beneficial owners and management Information with respect to the shareholding of a beneficial owner and any significant shareholders agreement and details thereof. f. Directors and executive officers A detailed list of directors and Executive Officers including name, qualification, age. work experience, their position and term of office. g. Promoters A complete profile of the promoters including their name, age, personal addresses, educational qualifications, experience in the business or employment and in the line of business proposed in the offer document, positions/posts held in the past, directorship(s) held. h. Other ventures of each promoter, their business and financial activities, photograph, voter identification number, driving license number etc. Details of change in control or management of the promoter companies, if any, including details of the persons who held the controlling interest in the three years immediately preceding the filing the draft offer document. Eu. Certain relationships and related transactions, and director independence Details of transaction with any related parties, in which the company was or is to be a participant and the amount involved exceeded twenty five thousand rupees. j. Legal proceedings Legal proceedings which are pending where the company or any of its subsidiaries is a party or in which any of their property is the subject to litigation. k. Declaration The Board of Directors, Chief Executive Officer and Chief Financial Officer of the Company would be required to approve and sign the draft information document and the final information document. bull Substantial Acquisition of Shares and Takeovers, Regulations, 2011 The following amendments have been introduced: A new provision has been introduced in Regulation (3) which exempts any direct and indirect acquisition of shares or voting rights in, or control over a company listed on the ITP of a recognised stock exchange from the provisions of these Regulations. bull Delisting of Equity Shares, Regulations, 2009 A new provision has been introduced in Regulation 3, after sub regulation (1) stipulating that the t delisting regulations shall not apply to securities listed on the institutional trading platform of a recognised stock exchange. 2.3.1 Notification under section 16 and 28 of securities contracts (Regulation) Act, 1956 On 3rd October 2013, SEBI issued a notification under Section 16 and 28 of the Securities Contracts (Regulation) Act, 1956 (SCRA). In terms of the same, no person in the territory to which the SCRA extends shall enter into any contract for sale or purchase of securities, except the following transactions, unless permission has been obtained from SEBI. The earlier notification dated 1st March 2000, stands rescinded except for acts done or omitted before such rescission. bull Spot delivery contract bull Contract for sale or purchase of securities or contracts in derivatives, as permissible under SCRA or the SEBI Act bull Contracts for pre-emption including right of first refusal, or tag-along or drag - along rights contained in shareholders agreements or articles of association of companies bull Contracts in shareholders agreements or articles of association of companies for purchase or sale of securities pursuant to exercise of an option. where a. The underlying securities are held continuously by the selling party for a minimum period of one year from the date of entering into a contract b. The price or consideration payable is in compliance with applicable laws and c. The contract is settled by way of actual delivery of the underlying securities. The above contracts need to be compliance with the provisions of FEMA, 1999. It has been further specified that any contract for sale or purchase of government securities, gold related securities, money market securities, contracts in currency derivatives, interest rate derivatives and ready forward contracts in debt securities shall be in compliance with the SCRA, SEBI Act, rules, guidelines and notification issued by RBI. Indian Banking Policy Response By The Rbi Finance Essay Published: 23, March 2015 This essay has been submitted by a student. This is not an example of the work written by our professional essay writers. Introduction: Globalization could be defined as quotGrowing interdependence of countries world-wide through the increasing volume and variety of cross-border transactions in goods and services and of international capital flows, and also through the more rapid and widespread diffusion of technologyquot (Johnson and Turner, 2003 p 10). It is argued that the negative integration of breaking down trade and protective barriers and consequences of the speed and size of the capital flows in international financial markets which led to the distressing costs of the developed countries in the form of subprime crisis in which lies the reason for global financial crisis. (Herbert Oberhaumlnsli/Oscar Vera, 2003). As a result of the global financial crisis central banks across the world have responded in terms of fiscal and monetary levels. The Reserve Bank of India has also responded with certain fiscal and monetary measures. This report speaks about effects of global financial crisis over the Indian Banking sector and RBIs policy response towards it. Impact over Indian banking sector: As a result of the financial crisis of the US and globalization most of the European, UK and Asian countries were adversely affected. The affect on Indian Economy was negligible but still had some impact which is very pre matured to be quantified at this point. Indian banks having incredibly low revelation to the subprime mortgage assets markets of the developed countries has not experienced many losses when compared to other western countries banks. This is because of the major role played by the nationalized banks and their controls over domestic finance. Also the strictly adopted rules of Reserve Bank of India could protect India from getting insulated from the traits of the western counteracts. It is predicted that the future exposure of Indian banks to the investment bankers of the USA could show its adverse impacts over Indian banking sector. (A. Prasad and C Panduranga Reddy, 2009). Indian financial markets like money market, equity market, forex market and credit market came under pressure and found their overseas financing drying up due to the reversal of capital flows. As a result of which the economic growth decelerated from 9.5, 9.7 and 9 in 2005-06, 2006-07, 2007-08 respectively to 6.7 during the year 2008 -09. (UNESCAP, 2009) Also since the import content is not that high the multiplier effect for economic activity of exports over the Indian GDP is high. Hence a slump in exports would directly help the fall of GDP growth rate in India. quotIt is more important to focus policy attention on removing some of the many remaining structural bottlenecks on raising the potential GDP growth rate. quot(Rajeev Kumar, director and executive ICRIER, 2009). RBIs policy response: During the consequences of the chaos caused due to bankruptcy RBI has taken certain measures to ensure systematic operation of financial markets and financial stability which includes extension of liquidity support to banks. The financial crisis in developed countries led to lack of trust among the major players which almost froze the un-collateralized interbank money markets. Central banks in larger economies have taken steps to increase the short term liquidity requirement and also lost collateral requirement to provide the short term liquidity in some cases. quotThe global financial turmoil has had knock-on effects on our financial markets this has reinforced the importance of focusing on preserving financial stability, quot Indias central bank (Financial times, 2008) Though India was not much affected by the turmoil it was under pressure and RBI with its consistent monetary policies effectively managed the monetary conditions and domestic liquidity. This was enabled with the appropriate use of multiple instruments like repo and reverse repo statutory liquidity ratio (SLR), cash reserve ratio (CRR), open market operations, including the Liquidity Adjustment Facility (LAF) and market stabilization scheme (MSS), special market operations, and sector specific liquidity facilities. Further, due to our forex market operations the money market liquidity was impacted which in turn reflected the developing capital flows. The huge capital flows and their absorption by RBI in 2007 and its previous years led to excess liquidity, which were engrossed through operations like MSS, LAF and CRR. The MSS and LAF being able to bear a major part of the load, some inflections in SLR and CRR were resorted (Dr. Rakesh Mohan, 2008). Various policy initiatives imposed by RBI have provided sufficient rupee liquidity to ensure ease of dollar liquidity and maintain a market environment responsible for sustained credit flows to productive sectors. Since September 2008 RBI has taken certain key policy initiatives which are listed below: quotPolicy Rates: Under the liquidity adjustment facility (LAF) the policy repo rate was condensed by 400 basis points of 9.0 to 4.75 . Under the LAF the policy reverse repo rate was reduced by 250 basis points from 6.0 to 3.25 . Rupee Liquidity: The cash reserve ratio (CRR) was reduced from 9.0 of net demand and time liabilities (NDTL) of banks to 5.0 account for a deduction of 400 basis points. The export credit refinance limit for commercial banks was improved to from 15.0 of outstanding export credit to 50.0 . The statutory liquidity ratio (SLR) was reduced to 24.0 of NTDL from 25.0 . A special 14-day term repo facility was organized for commercial banks up to an NTDL of 1.5 . Special refinance facilities were instituted for financial institutions (NHB, SIDBI and Exim Bank). A special refinance facility was instituted for scheduled commercial banks (excluding RRBs) up to 1.0 of each banks NDTL as on October 24, 2008. Forex Liquidity: The Reserve Bank sold foreign exchange (US dollars) and made available a forex swap facility to banks. The interest rate ceilings on nonresident Indian (NRI) deposits were raised. The all-in-cost ceiling for the external commercial borrowings (ECBs) was raised. The all-in-cost ceiling for ECBs through the approval route has been dispensed with up to June 30, 2009. The systemically important non-deposit taking non-banking financial companies (NBFCs-ND-SI) were permitted to raise short-term foreign currency borrowings. Regulatory Forbearance: The risk-weights and provisioning requirements were relaxed and restructuring of stressed assets was initiatedquot. (UNESCAP, 2009) Indias Finance Minister Mr. Pranab Mukherjee during the budget speech of 2010 says, That the Indian banking system has to grow in both size and sophistication to meet the needs of a modern economy and also the geographic coverage of the banks have to be extended to improve access to banking services. He further adds, by announcing that additional banking licenses have been given to private sector players by RBI. (Financial times 2010). It is evident that, despite the tremendous chaos in global financial markets India could cope well because of its strong growth, careful practices and embraced reserves. The key component of the current monetary policy stance lies in active liquidity management. RBI has always and will continue with its active demand management policy of liquidity through proper use of the CRR requisites and open market operations including LAF and the MSS using policy instruments with flexibility of being situational. Impact of policy Response: The results of the actions taken by RBI since September 2008 were shown in the increase of actual potential liquidity of over Rs.4, 22,000 crores. The permanent reduction in the SLR by 1.0 of NDTL has made liquid funds of the order of Rs.40, 000 crores available for the purpose of credit expansion. (See appendix 1) The overnight money markets which floated above the repo rate between September-October 2008 have lessened and have come close to lower bound of the LAF since November 2008. Also the liquidity problem which faced by mutual funds has been relieved to a large extent. Most of the commercial banks have lowered standard prime lending rates. Under the contemporary finance/liquidity facilities initiated by RBI, the total utilization has been low and the overall liquidity remains at ease. Their availability has provided flexibility to banks/FIs to fall back when needed. (See appendix 2). Considering the measures taken by RBI since mid September 2008 Indian financial markets maintained consistency to operate in a systematic manner showing improvement in the annual budget report of 2010. quotThe effectiveness of these policy measures became evident with fast paced recovery. The economy stabilized in the first quarter of 2009-10 itself, when it clocked a GDP growth of 6.1 per cent, as against 5.8 per cent in the fourth quarter of the preceding year. It registered a strong rebound in the second quarter, when the growth rate rose to 7.9 per cent. With the Advance Estimates placing the likely growth for 2009-10 at 7.2 per cent, we are indeed vindicated in our policy stand. The final figure may well turn out to be higher when the third and fourth quarter GDP estimates for 2009-10 become available. quot (Pranab Mukherjee, 2010) However, as criticized by the industrialists in India, the packages announced are not adequate enough to boost up the economic growth as the monetary policies and fiscal incentives further delay the process. Also due to the slow liberation system they do not guarantee the outcome within a given time and do not ensure change in market confidence. They have requested the government to review these proposals for relief and potential bailout. (Pro. K. P Kannan, ILO, 2009). On the whole, Though India has taken policy measures to recover from the global financial crisis, it is satisfactory enough for the Industrialists who feel it does not have a proper employment target and the policies are more focused on liquidity augmentation instead of providing fiscal incentives to export leaning sectors. India has fled from the infectivity of the subprime turmoil to a great extent for various reasons. The growth process of India is majorly reliant on foreign savings and has remained 1.5 in the topical years. The credit derivatives market in India is still in the initial stages and the originate-to-distribute model in India is no comparable to the ones existing in the developed market as there are certain restrictions on investments by locals in investing in such products abroad and also the guidelines do not permit to quick profits. On whole financial stability in India has been maintained through firmness of policies which avoid surfeit risk and financial markets being very impulsive and unstable. The future of Indias banking system lies in using the Leadership and experience to innovate the management of banking. Now, Indias potential lies in reinventing banking system making use of the developments in IT services over the next decade. This would enable India to become one of the worlds most competitive banks over the next 10 years. Indias strategy of, whether to export the talent in banking structures or to keep hold of the leadership within the country would be the most captivating phase of Indias financial services development over the next 10 years. Table 1: Actual/Potential Release of Primary Liquidity - since Mid-September 2008 Measure/Facility (Rs. crore)
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